Sobre a plataforma Mapa Cultural de Novo Hamburgo

Mapas Culturais é um software livre para mapeamento colaborativo e gestão da cultura que contribui para qualificar a gestão pública e para atualização frente às novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

O sistema é alimentado de duas formas: pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, e outros; e pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações.

Em outubro de 2015, Mapas Culturais foi adotado pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o que permite a integração dos sistemas.

O Ministério da Cultura, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento de Informações Culturais, oferece suporte a estados e municípios que desejam implementar Mapas Culturais. Este apoio se dá por meio da oferta de infraestrutura tecnológica e material de apoio e de formação a distância.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto TIM e o MinC e resultou na criação de quatro plataformas a partir do software Mapas Culturais: a plataforma da Rede Cultura Viva, que reúne dados e endereços dos Pontos de Cultura; o mapa Museus BR, maior plataforma de informações sobre os museus do Brasil; o Mapa das Bibliotecas, mapeamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; e o Mapa da Cultura, que integra os dados das três plataformas e do SNIIC.

v