Aldeia Hip Hop

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 28/04/2018 a 23/02/2019 às 23:59

Promover a Cultura Hip Hop nas localidades em vulnerabilidade social unificando as mais diversas Artes Integradas – Audiovisual, Danças Urbanas, Moda, Grafite, Desenho e Fotografia – através da realização de diversas ações, projetos e eventos culturais em toda região, além de inserir a juventude numa espécie de “aldeia global” e num contexto de protagonismo social. Ocupar espaços públicos ociosos;

Descrição

O Projeto ALDEIA HIP HOP visa em sua totalidade a realização de Palestras Educativas (“Cultura Hip Hop: Mitos e Verdades”, “O Valor da Nossa Cultura”, etc.); Curtas, Vídeos, Animações e Mostras de Audiovisual (“Realidades Urbanas”); Danças Urbanas; Exposições Fotográficas; Oficinas Profissionalizantes (Cinegrafismo, Edição de Vídeos, Grafite, Desenho, Artes Plásticas, etc.); e Apresentações Culturais em geral. Os principais espaços urbanos a serem ocupados são a Praça dos Correios (Centro), Praça do Lazer (Centro), Praça da Matriz (Centro) e a Praça Paulo Pereira Gomes (Camata) – situada na junção dos bairros São João Batista e Saturnino Mauro (conhecidos popularmente como Bairro Camata). A localidade ficou conhecida ainda nos anos 90 pelo alto índice de violência, criminalidade, tráfico de drogas e morte prematura de jovens (Ver Índices Populacionais dos Municípios do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Esses estigmas sociais negativos colocaram o Bairro Camata como uma das localidades mais violentas do Estado do Espírito Santo, perdendo apenas para grandes cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, onde o índice populacional supera o bairro canariense. Esses estigmas têm colocado em risco durante décadas centenas de crianças, adolescentes e jovens, que vivem à mercê do medo, da repressão do crime organizado e da violência.

Composto por cerca de 5.000 habitantes (Dados consolidados em 2014 – Prefeitura Municipal de Pedro Canário), o Bairro Camata também é conhecido como importante produtor de Cultura no Norte do Estado do Espírito Santo. O bairro tem revelado muitos talentos culturais, que foram premiados em diversos eventos e festivais por toda região: Centro Comunitário Franco Rosseti, CRAS, MC Nyno, Fotógrafo Igor Santos, Projeto Canários Dance (Coreógrafo Luan Silvher), Projeto Arte Dance/ Grupo The Mob Dance (Coreógrafo Paulo Sabino) e Grupo Folclórico Folia de Reis, entre outros. Sendo este último Coletivo Cultural premiado com os Editais da Cultura 2014 (Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – SECULT).

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Arnaldo Cardoso

Ator, Diretor e Produtor Cultural (DRT 1130 - SATED/ES)

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem