
PROJETO DIGITALIZAÇÃO DOS LIVROS DO FUNDO "1º CARTÓRIO DE REGISTRO DE CARIACICA (ES)" DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE CARIACICA – SEMCULT
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Projeto contempla a digitalização e disponibilização do acervo que trata-se de documentos notariais do final do século XIX e início do XX, cujo marco temporal de produção compreende os anos de 1892 a 1912. Acervo pertence SEMCULT - Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica. Material para download está disponível no site.
Site: https://fundodocumental.wixsite.com/projeto https://fundodocumental.wixsite.com/projeto
Descrição
gitalização do fundo "1º Cartório de Registro de Cariacica (ES)" só foi possível após ter sido contemplada no "Edital de Seleção de Projetos nº 013/2016 – seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para inventário, conservação e reprodução de acervos”, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – Funcultura (Lei Complementar nº 458, de 21/10/2008).Esse acervo tem como mantenedora a Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult) é composto de dez livros: oito de Procurações, um de Termos de Tutela de Órfãos e um livro de Autenticação de Documentos.
Trata-se de documentos notariais do final do século XIX e início do XX, cujo marco temporal de produção compreende os anos de 1892 a 1912. Cabe ressaltar a importância do tempo quando se trata de data do assunto que retroage ao ano de 1884.
Esse fundo documental foi inventariado em 2014 por meio de um edital. Isso tornou possível a digitalização dos livros, já que um dos pré-requisitos para concorrer ao prêmio que trata de reprodução de acervos era que os documentos já estivessem sido inventariados.
O processo de reprodução do fundo documental "1º Cartório de Registro de Cariacica" seguiu as exigências do Edital 013/2016, do Funcultura, bem como as diretrizes preconizadas na Resolução nº 31, de 28 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que dispõe sobre a adoção das recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes.
A digitalização contribui para a preservação dos documentos originais e tem como principais vantagens a difusão em larga escala das imagens produzidas garantindo a segurança dos documentos arquivísticos originais, por restringir seu manuseio.
O produto final deste trabalho gerou também um e-book com imagens do acervo, que está disponibilizado gratuitamente no site https://fundodocumental.wixsite.com/projeto
