JOÃO BANANEIRA – ARTE E CULTURA

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 01/02/2019 a 31/10/2019 às 23:59

A figura do personagem João Bananeira faz parte do patrimônio imaterial não registrado do município de Cariacica, logo o projeto visa desenvolver educação patrimonial através das apresentações culturais do personagem João Bananeira,

Descrição

A identidade nacional perpassa pelas culturas populares. Compartilhar os valores, costumes e crenças presentes nos elementos especificamente regionais entre os membros de uma sociedade, culminam na construção de uma nação.

A singularidade cultural do Brasil é resultado de uma grande miscigenação, o que mostra como a conservação de culturas regionais e nacionais contribui com esse processo de formação de identidade.

Movimentos que fortalecem a identidade cultural nacional, como o Congo Capixaba despertam na sociedade a compreensão de como essas tradições alicerçam sua construção, assim como nos grupos adeptos, a convicção de fazer parte de um todo.

O Congo é um dos muitos conjuntos de danças, músicas e manifestação folclóricas trazidas pelos escravos ao Brasil no Período Colonial e atualmente sua atuação mais ativa pode ser observada na Região Metropolitana da Grande Vitória. Uma das mais tradicionais festas do Congo é realizada na região de Roda D’Água em Cariacica, onde se destaca o tradicional personagem João Bananeira ele é figura central da manifestação popular de Cariacica.

Reza a lenda que o personagem João Bananeira surgiu no tempo da escravidão, mais especificamente ele surge durante os festejos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, neste período as procissões no cortejo a santa eram compostas somente de pessoas brancas em sua maioria homens, era predominante dessa época o preconceito de cor, classe e de gênero.

Logo, os escravos eram proibidos de participarem dos festejos. Então, para participar dos festejos os negros/escravos escondia-se atrás de uma vestimenta que cobria seus corpos por inteiro, eles vestiam uma saia feita de folha de bananeira que cobriam da cintura até o chão, confeccionavam também uma máscara para cobrir o rosto e usavam um tecido colorido para cobrir os cabelos e o restante do corpo.

O traje escondia toda sua condição de negro escravizado e com ele adentravam ao meio a procissão. O personagem excêntrico caiu no gosto do público, que acreditando ser parte da comemoração e o acolheu com muito entusiasmo; gerando assim uma das figuras importantes do folclore cariaciquense.

Para reforçar os laços culturais no entorno dessa figura presente não só do município de Cariacica, mas em todo Estado do Espírito Santo e para contribuir para valorização da identidade e produção artística, venho propor o projeto denominado “João Bananeira – arte e Cultura”.

A figura do personagem João Bananeira faz parte do patrimônio imaterial não registrado do município de Cariacica, logo o projeto visa desenvolver educação patrimonial através das apresentações culturais do personagem João Bananeira, acompanhada de contação de história sobre o personagem, culminando com oficinas de pintura de mini máscaras em argila, ao final serão distribuídos panfletos informativo como forma de divulgar a história do personagem bem como meio estimular outras pessoas a incorporarem esse personagem para que essa tradição cultural não venha morrer.

O projeto tem como objetivo promover a sensibilização e o conhecimento sobre esse bem cultural, assim como estimular a consciência de proteção e valorização entre os agentes sociais que afetam e/ou são afetados pelo referido patrimônio.
Diante disso, este projeto visa incluir ações que valorizem a diversidade cultural, que permitam fomentar a transmissão de saberes e favoreçam condições de reprodução, manutenção, continuidade, promoção do conhecimento e do reconhecimento da importância dessa cultura no processo de construção da cultura cariaciquense bem como capixaba.

Como público alvo o projeto tende atender escolas de ensino infantil e fundamental do município de Cariacica, pois acreditamos que a escola tem um papel importante na formação do indivíduo e discutir a cultura regional e popular no ambiente escolar reforça a preservação da identidade que constitui um povo o que contribuem para formação da identidade nacional.

Por conseguinte a escola pode trabalhar a figura desse personagem num caráter interdisciplinar, reforçando o respeito às diferenças naturais que constituem o corpo social, haja vista que a história da constituição da sua figura perpassa pelo preconceito racial e discriminação social ainda refletida de forma velada no comportamento contemporâneo.

Também propomos desenvolver este projeto em: uma biblioteca Pública; em uma instituição que cuidam de idosos e uma instituição que atende crianças em risco social.

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alfredo GODÔ

"A transmissão dos saberes é fundamental para o processo de valorização da tradição e da memória de um povo".

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem