Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
A Semcult é responsável por fomentar e preservar as manifestações culturais de Cachoeiro de Itapemirim, nas suas mais diversas formas. Sua equipe atua na zona urbana e rural do município estimulando, apoiando e promovendo ações ligadas ao folclore, artes cênicas, música, dança, artes plásticas, artes visuais, literatura, entre outras.
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física: Rampa de acesso
Horário de funcionamento: 09:00 às 18:00
Site: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site1.php?pag_site=CULTURA&subPagina=SECRETARIA&setor=SEMCULT
Email: semcult@cachoeiro.es.gov.br
Telefone Público: (28) 3155-5221
Endereço: Praça Jerônymo Monteiro, 28, Palácio Bernardino Monteiro, Centro, 29300-170, Cachoeiro de Itapemirim, ES
CEP: 29300-170
Logradouro: Praça Jerônymo Monteiro
Número: 28
Complemento: Palácio Bernardino Monteiro
Bairro: Centro
Município: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: ES
Descrição
Também faz parte do trabalho da Semcult preservar o patrimônio histórico da cidade, entre eles prédios e construções históricas, museus, teatro, galerias, biblioteca etc.Para realizar um bom trabalho, a equipe está sempre procurando formas de manter contato com os artistas locais. Pessoas capacitadas estão distribuídas, estrategicamente, entre as áreas de interesse da secretaria. A intenção é qualificar as pesquisas nas áreas e criar responsáveis pelos setores estratégicos da produção cultural de Cachoeiro.
Faz parte da linha de atuação da administração incentivar a arte feita em Cachoeiro, os valores e a identidade local. Para levar esse objetivo adiante, a Semcult tem apresentado projetos importantes para abrir espaços aos artistas e grupos locais em eventos como a Festa de Cachoeiro e a Feira da Bondade.
A Semcult também reativou a Lei Rubem Braga, que revitalizou a cena cultural local por meio do financiamento de uma série de projetos nas diversas áreas, em especial música, literatura e folclore.
Por meio da Semcult também foi instituída a Lei João Inácio, de registro do patrimônio vivo, que prevê a certificação de seis mestres da cultura popular a cada ano. Outra importante realização da secretaria é a Bienal Rubem Braga, política cultural de incentivo à leitura e difusão do conhecimento.
Compete à Semcult a gestão de espaços culturais como a Casa de Cultura Roberto Carlos, a Casa dos Braga, o Museu Ferroviário, o Teatro Municipal Rubem Braga, a Casa da Memória e a biblioteca municipal.