Museu de Ciências da Vida - MCV - Universidade Federal do Espírito Santo


Área de Atuação

Museu

Dedicado à difusão e popularização da ciência relativa ao Corpo Humano, o Museu conta com mais de 250 peças em exposição, inclui esqueletos e crânios humanos e de diversos animais, réplicas de fósseis de hominídeos, qlém de espécies anatômicos naturais mumificados, fixados em formol e plastinados.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Sábado: 9:00 às 13:00h. Grupos devem agendar visita conforme orientações no site http://mcv.ufes.br/agendamento.

Site: http://mcv.ufes.br/

Email Público: ufes.mcv@gmail.com

Telefone Público: (27) 3145-5439

Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Universidade Federal do Espírito Santo, Goiabeiras, 29075-910, Vitória, ES

CEP: 29075-910

Logradouro: Avenida Fernando Ferrari

Número: 514

Complemento: Universidade Federal do Espírito Santo

Bairro: Goiabeiras

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição

O Museu de Ciências da Vida (MCV), que é um Programa de Extensão de Interesse institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFES, nasceu no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, e é um espaço de difusão e popularização do conhecimento Científico relativo à vida e ao corpo humano, incluindo a histologia, anatomia comparada, fisiologia, patologia, evolução e outras áreas biológicas. Voltado para todos os públicos, prima pela acessibilidade plena e democratização do saber.

Idealizado e criado pelo Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt, o MCV busca oportunizar aos visitantes, em especial os jovens estudantes, experiências e descobertas que suscitem sonhos e novas perspectivas de vida, além de promover o contato do cidadão como o universo científico e ao ambiente acadêmico, funcionando como um laboratório das escolas dentro da Universidade.

Com mais de 250 peças em exposição, inclui esqueletos e crânios humanos e de diversos animais, réplicas de fósseis de hominídeos, qlém de espécies anatômicos naturais mumificados, fixados em formol e plastinados, o MCV apresenta um acervo de altíssimo nível técnico-científico construído ao longo de anos de dedicação de uma equipe multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, técnicos e alunos da Ufes e de outras instituições, que, de diferentes formas, contribuíram com a concretização deste sonho.

Dominando a tecnologia da plastinação, o MCV, de forma pioneira no Brasil, inova ao apresentar sua coleção de espécimes anatômicos totalmente plastinados da Ufes, oferecendo mais qualidade e conteúdo ao seu público.

O MCV/Ufes observa rigorosamente os preceitos de respeito e ética, orientados pela legislação brasileira (lei 8+501/92, Art. 2º; Lei 010.406.2002, Art 14º do código civil), que prevê a utilização de corpos e órgãos humanos doados para fins de ensino e pesquisa.

O MCV, como entidade viva que é, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, que busca promover ações de transformação social por meio da educação.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Athelson Stefanon Bittencourt

Possui, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduação em Ciências Biológicas (1995), mestrado (1999), doutorado (2003) em Ciências Fisiológicas/neurobiologia dos ataques de pânico, e pós-doutorado (2006) na mesma área pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Associado III do Dept. de Morfologia da UFES, lecionando Anatomia Humana e Neuroanatomia.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem