Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva da cidade de Cachoeiro de Itapemirim - ES.
Acessibilidade: Sim
Capacidade: 100
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 08:00 as 18:00 horas. Sábado e Domingo: Fechado.
Site: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site1.php?pag_site=CULTURA&subPagina=SECRETARIA&setor=SEMCULT
Telefone Público: (28) 3155-5272
Endereço: Rua 25 de Março, 118 , Centro, 29300-100, Cachoeiro de Itapemirim, ES
CEP: 29300-100
Logradouro: Rua 25 de Março
Número: 118
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: ES
Descrição
A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Recebeu o nome "Major Walter dos Santos Paiva" somente em 26 de julho de 1965, em homenagem a este militar. Entusiasmado com ideias de incentivar a educação e a cultura, revitalizou a biblioteca, doando várias obras. Entrou em contato com grandes bibliotecas existentes no Rio de janeiro, inclusive a do exército, tendo ainda, conseguido do Instituto Nacional do Livro a doação de 2.306 volumes.O patrono da biblioteca Walter dos Santos Paiva, nasceu no dia 06 de janeiro de 1920, na cidade de Ubá, estado de Minas Gerais. Filho de Raul dos Santos Paiva e Maria Augusta Brandão de Paiva. A família após morar em diversas cidades se transferiu para Cachoeiro de Itapemirim quando Walter tinha nove anos de idade. Estudou no antigo Grupo Escolar "Bernardino Monteiro", e "Pedro Palácios", atual Escola Liceu Muniz Freire. Foi escoteiro, aluno do Tiro de Guerra, grande esportista, e entre os esportes que gostava estavam o remo, a natação, o vôlei, o futebol e o basquete.
Deixou Cachoeiro no ano de 1942, para prosseguir seus estudos no Rio de Janeiro. Formou-se em Educação Física e Farmácia. Ingressou no Exército em 1951, mesmo ano que se casou com a professora de Música Leatrice Fernandes Peixoto. Mais tarde fez curso de Administração, Bromatologia e Direito. Era estudioso e gostava muito de ler, entre seus livros de cabeceira estavam os de poesia, medicina, educação, filosofia, biografia, história em geral e a Bíblia.
Vale destacar, ainda, que os títulos honoríficos que possuía estava o de "Cidadão Cachoeirense", que lhe foi merecidamente conferido em virtude de seus serviços prestados a cidade. Faleceu em 17 de maio de 1979.
A Biblioteca Pública desde a sua criação funcionou em vários locais, tais como: Rua Barão de Itapemirim (antigo prédio do Fórum), Praça Gil Goulart (Sociedade São Vicente), Rua Dona Joana (prédio alugado), Rua 25 de Março (Casa do Estudante e Centro Cultural Casa dos Braga). Atualmente está instalada no Centro Cultural Casa da Memória.