Localizada na Rua Oscar Emílio Müller, nº49, no bairro de Hamburgo Velho1, a Sociedade Aliança completa, em 04 de maio de 2018, seu 130º aniversário. Fruto da fusão entre as sociedades Gesangverein Frohsinn2, América Tênis Clube e Sociedade Atiradores de Hamburgo Velho, a Aliança é um dos exemplos bem sucedidos de associativismo germânico em terras brasileiras.
Site: http://www.sociedadealianca.com.br
Telefone Público: (51) 3527-3240
Endereço: Rua Oscar Emílio Muller, 49 , Vila Nova, 93525-350, Novo Hamburgo, RS
CEP: 93525-350
Logradouro: Rua Oscar Emílio Muller
Número: 49
Complemento:
Bairro: Vila Nova
Município: Novo Hamburgo
Estado: RS
Descrição
O surgimento da Sociedade Aliança está ligado ao canto coral. No dia 4 de maio de 1888 ocorreu a fundação do Gesangverein Frohsinn (Sociedade de Cantores Alegria ou Alto Astral), com um grupo de hamburguenses que se reuniam para cantar. Durante muitos anos, a sede foi na Rua General Osório – o prédio segue no mesmo local, atualmente ocupado pelo Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo. A figura marcante durante décadas foi de Júlio Kunz, que foi regente do coral e presidente do clube. Até hoje o Aliança mantém o canto coral como atividade permanente sendo que o grupo leva o nome de Coro Júlio Kunz, numa justa homenagem a um dos mais abnegados e apaixonados integrantes da sociedade.Na década de 1950, ocorre o movimento para fusão do Gesangverein Frohsinn com o América Tênis Clube – que tinha quadras de tênis junto ao Monumento ao Imigrante – e à Sociedade Atiradores de Hamburgo Velho. Eram três instituições bastante respeitadas e atuantes, principalmente em Hamburgo Velho. Após intensas negociações, a sede do clube foi estabelecida junto ao monumento, que pertence e deve ter sua manutenção realizada pela Prefeitura, mas tem no Aliança um guardião sempre de portas abertas aos visitantes interessados em conhecer o famoso Monumento ao Imigrante.
A escolha do nome Sociedade Aliança tem a ver com a união – ou aliança – de três clubes: Frohsinn, América e Atiradores. O símbolo passou a ser três alianças, simbolizando este novo momento, permanecendo até hoje.
Atualmente, tem mantido o status de polo cultural, sediando, além do próprio Coro Julio Kunz, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, o Coro das Meninas Cantoras e o Instituto dos Meninos Cantores. Dessa forma, vem contribuindo para a salvaguarda de importante patrimônio cultural imaterial de nosso município.
