Maracatu Asè d'Orí

O Maracatu Asè d’Orí foi fundado em 2014 por Bigato Pereira realizando periodicamente ações culturais para a divulgação do baque virado no estado de Sergipe. O grupo realizou oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos na Reciclaria semanalmente de 2017 a 2018. Atualmente realiza as oficinas semanalmente no projeto Maracatu na Escola no Centro de Excelência Santos Dumont.

Descrição

O Maracatu Asè d’Orí foi fundado em 2014 por Wendell Pereira Barreto (conhecido artisticamente como Bigato Pereira) realizando periodicamente ações culturais para a divulgação do baque virado no estado de Sergipe. O grupo realizou oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos na Reciclaria semanalmente de 2017 a 2018. Atualmente realiza as oficinas semanalmente no projeto Maracatu na Escola que fica no Centro de Excelência Santos Dumont.
2017
Junho: Realizou o evento I Arraiá Beneficente Asè d’Orí na Reciclaria Casa das Artes. Agosto: Gravação para o projeto “Na Rota do Maracatu” (https://youtu.be/LqkLYXsyWIk). Outubro: Apresentou-se no evento Batuq&delia realizado na Reciclaria; Apresentou-se no evento beneficente Se'bun Ire realizado pelo Ilé Àṣẹ Òpó Oṣogunlade. Novembro: Apresentou-se no evento Bazaruanda na Reciclaria Casa das Artes; Realizou em razão da Semana da Consciência Negra o evento “Porto Rico Tem História” com oficinas, roda de conversas e apresentação com Pajará de Xangô, batuqueiro mais velho da Nação do Maracatu Porto Rico.
2018
Janeiro: Realizou o evento Pré-Carnaval Asè d’Orí na Reciclaria Casa das Artes; Realizou ação cultural no Centro de Excelência Santos Dumont com roda de conversa sobre a história do maracatu e apresentação do baque. Agosto: Apresentou-se no evento Afrobetizando - VI Encontro Afro Power. Setembro: Participação de Bigato Pereira na Roda de Mestras e Mestres da Cultura Popular realizado pelo Sesc no Aldeia Sesc 2018 no Colégio Estadual "Presidente Nelson Mandela". Outubro: Apresentou-se em cortejo no Culturart em Pirambu. Novembro: Cortejo na parceria com o Coletivo Inferninho. no FASC - Festival de Artes de São Cristóvão. Dezembro: Ofereceu uma residência a um batuqueiro da Inglaterra que além de aprender também ministrou oficinas como proposta de intercâmbio.
2019
Janeiro: Realizou o evento I Baque da Virada Aracaju de forma independente em parceria com espaço Artemisia, um cortejo pela Orla de Aracaju na etapa da Cinelândia com impacto em milhares de pessoas e incluindo o camarote da acessibilidade no trajeto. Fevereiro: Apresentou-se no Terceiro Batizado Infantil da Capoeira Camará realizado na Reciclaria Casa das Artes. Março: Apresentou-se no Projeto Culturart no Palácio tocando Bloquinho da Funcap; Apresentou-se no 3º Baile de Carnaval da Ciranda da Paz; Apresentou-se no evento KOMBOIO realizado na Reciclaria Casa das Artes. Membros do Maracatu Asè d’Orí foram fazer intercâmbio de oficinas em Salvador, Maracatu Ventos de Ouro, e em Recife, com a Nação do Maracatu Porto Rico, participando em ambos de ensaios, oficinas e apresentações.

Maio de 2019
06 a 10 Maio - Desenvolvimento de 20 horas de oficinas de maracatu no CEU- Centro Unificado de Esportes e Artes do bairro 17 de março região metropolitana Aracaju Sergipe em parceria com o SESC no projeto Família na Praça.

18 Maio - Participação do projeto Razão Social - Sesc e parceiros levam mutirão de serviços ao bairro 17 de Março - (http://www.sesc-se.com.br/assistencia/razao-social-sesc-e-parceiros-levam-mutirao-de-servicos-ao-bairro-17-de-marco) - na Praça Mariana Moura, zona de expansão de Aracaju.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem