CINECLUBE IRH


Área de Atuação

Audiovisual Cinema
Cineclube Metro e Meio - Roland Henze destinado aos filmes do acervo de Roland Henze. E também de outros cineastas. Todos os direitos autorais são reservados ao Instituto Roland Henze

Site: https://rolandhenze.wordpress.com/2009/05/

E-mail: tvirh2013@gmail.com

Telefone Público: (22) 99809-8590

Descrição

O Instituto Roland Henze propõe-se, a ser uma espécie de observatório das questões da nossa Comunidade,
parte das pesquisas realizadas pela instituição são experimentadas de forma ativa pelos públicos diversos nas diversas ações de educação e formação propostas.

Com o objetivo de estimular o acesso
à arte, as atividades se voltam ao estudantes de diversas idades e interesses.
Serão realizados, anualmente, seminários, cursos, oficinas, visitas mediadas, aulas abertas, encontros e atividades voltadas aos alunos da rede pública do município de Rio das Ostras, público jovem e infantil. Conforme seu Estatuto, estamos criando agora o Núcleo de Cinema em Rio das Ostras. RJ.

Apresentação O Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual de Rio das Ostras é um projeto desenvolvido e executado pela Associação Civil Instituto Roland Henze de Rio das Ostras - IRH.. Com início das atividades em 2013, o Núcleo é um desdobramento dos trabalhos já realizados pela instituição na cidade e região e promoverá atividades educativas e de formação relacionadas à cultura digital e ao audiovisual, como oficinas, workshops, cursos, palestras, entre outros. Destinada a toda a comunidade, porém com foco em jovens de 12 a 21 anos pertencentes à comunidade local e regiões próximas à Rio das Ostras, as atividades têm caráter gratuito em sua maioria. No caso de alguns cursos ou outras atividades específicas, poderão ser cobradas, a preços populares, a taxa de inscrição ou participação. A IRH busca, através de seus quatro pilares de atuação – Cultura, Educação, Meio Ambiente e Cidadania – o desenvolvimento social e a aproximação da comunidade local às artes e ao conhecimento. Propõe com a criação deste Núcleo uma nova mobilização na cidade e região, se utilizando da inclusão na cultura digital e no universo do audiovisual como ferramentas educacionais para a inserção social dos jovens. O Núcleo desenvolverá os trabalhos na futura sede da IRH e contará ainda com uma videoteca e uma biblioteca especializada em cultura digital e audiovisual, com foco na produção cultural e cinematográfica brasileira. Como atividades paralelas e complementares, pretende-se criar eventos como cineclubes, mostras, festivais, concursos entre outros, promovendo a aproximação e a participação de toda a comunidade no projeto. Desenvolvido com a premissa de ser um projeto perene e de que promova a democratização do acesso e da produção cultural e do audiovisual na região, a instituição firmará parcerias, patrocínios e convênios públicos e privados para que o Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual seja também um projeto sustentável e de referência na região. Objetivo Por inserção social entende-se desde a absorção de conhecimento para uma participação ativada vida em sociedade, até a formação com o intuito da qualificação profissional e preparação para determinado mercado de trabalho. Nesse sentido, a constituição do Núcleo tem como objetivo principal a inserção social dos jovens de Rio das Ostras e regiões próximas por meio do acesso ao conhecimento e à produção cultural brasileira, com ênfase à cultura digital e do audiovisual. O Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual funcionará de maneira contínua como um importante agente de fomento e difusão, possibilitando uma maior dinamização cultural comunitária, formando cidadãos críticos e integrados ao mundo globalizado, porém conscientes da necessidade de respeito ao seu próprio espaço. Da mesma maneira, poderá formar profissionais capacitados para atuar nas áreas afins ao Núcleo, impulsionando a economia criativa da região.

Justificativa A principal motivação da IRH em desenvolver seus projetos é querer promover a integração dos membros da comunidade e oferecer plataformas para o desenvolvimento e transformação social através de atividades educativas e culturais. A população de Rio das Ostras infelizmente não é bem servida de equipamentos culturais que ofereçam atividades e oportunidades de conhecimento e aprofundamento em temas da cultura contemporânea, havendo também poucas opções de eventos artísticos e de entretenimento para o público mais jovem. Da mesma maneira é praticamente nula a existência de centros deformação profissional nas artes e produção cultural. Pensando no déficit local em relação às artes e cultura, na clara demanda por estes temas na região e também na importância da formação dos jovens, a instituição vem desenvolvendo nos últimos anos algumas atividades por meio de parcerias e empenho dos envolvidos. Buscará através da inauguração de sua nova sede e da instalação do Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual, a manutenção de um projeto estável e perene que seja capaz de suprir parte dessa demanda e fomentar novos centros.

Objetivos Específicos e Atuação Promover o interesse e participação da comunidade em atividades do Núcleo. As atividades propostas estarão de acordo com a formação base do Núcleo e serão complementadas por outras que despertem o interesse de participação de toda a comunidade, como cursos associados ao meio ambiente, informática com a pretensão da inclusão digital, biblioteca e videoteca de interesse coletivo entre outras que se adequaram a esta demanda.

Fazer com que os participantes sejam parte do projeto. O Núcleo pretende não apenas ter usuários, frequentadores ou simples visitantes. A participação dos usuários deverá ocorrer de maneira ativa, através do oferecimento de uma estrutura e atividades que fazem com que essas pessoas se sintam de fato parte do projeto e em um ambiente de troca de conhecimento e socialização. Dessa maneira o núcleo se torna mais do que um espaço de cursos, mas um espaço de vivência e um centro cívico de referência.

Desenvolver ações de interação e valorização do meio ambiente e recursos naturais locais. Reiterar a importância do meio ambiente e atuar próximo ao tema é uma das premissas chave do projeto. Os cursos propostos e o desenvolvimento de atividades em campo promoverão a interação dos participantes com a natureza, sendo através da simples utilização de espaços como cenário, até propostas de trabalhos onde este seja o tema de partida. Pretende-se assim uma aproximação da comunidade com seu espaço de vivência, promovendo uma mobilização a favor do respeito ao meio ambiente e contra o turismo predatório.

Promover a valorização e difusão da produção audiovisual brasileira O Núcleo será um espaço dedicado à cultura digital e ao audiovisual com foco na produção cultural nacional. Objetivando a difusão desta produção e a sua eminente valorização a partir do contato com a comunidade, essa vocação será considerada no desenvolvimento das atividades, como cursos específicos, acervo da biblioteca e videoteca especializada no tema e realização de eventos paralelos, como mostras e cineclubes.

Proporcionar o encontro de profissionais experientes com os participantes. Todas as atividades propostas serão desempenhadas por profissionais capacitados para as funções correspondentes. Além desta equipe, o Núcleo contará em algumas atividades com a participação de profissionais atuantes ou que já atuaram no mercado, possibilitando assim a aproximação dos participantes a estes profissionais que possuem grande vivência e prática.

Fomentar a economia criativa local. A pretensão da transformação social através de um projeto educativo e cultural é ampliada à medida que os conhecimentos gerados podem ser transpostos para atividades profissionais. Pretende-se com o Núcleo promover o acesso de toda comunidade à produção artística e cultural, assim como a qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. Tal qualificação poderá gerar não somente o interesse e qualificação pela área do audiovisual especificamente, mas também para todas as áreas culturais afins, promovendo assim o fomento de uma economia criativa na região.

Público participante O Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual promoverá atividades para toda a comunidade de Rio das Ostras e regiões próximas, porém seu foco de atuação são jovens de 16 a 29 anos pertencentes à camada da população de baixa renda. Para esses jovens serão oferecidos cursos de formação nos temas e também outras atividades de qualificação profissional. Toda a população poderá participar de cursos específicos, oficinas, workshops e também usufruir da biblioteca e videoteca instaladas em sua sede. Com a clara vocação de ser um espaço de troca de conhecimento e convivência entre os membros da comunidade, o Núcleo trabalhará ativamente para atender as pessoas mais interessadas nos assuntos abordados e também promoverá atividades que despertem o interesse daqueles a princípio passivos às atividades culturais e a integração social através da arte e do conhecimento.

Descrição técnica A) Recursos físicos A IRH terá a partir do segundo semestre de 2023 a nova sede, onde será instalada toda a estrutura necessária para acolher o Núcleo. O espaço foi concebido de maneira a receber adequadamente o público que irá usufruir das atividades oferecidas, com equipamentos, salas de aula, auditório e espaço de convivência. Estará também à disposição dos interessados um espaço de leitura e com recursos audiovisuais junto ao acervo da biblioteca e videoteca, além de hall onde poderão ser realizadas exposições artísticas esporádicas e da produção dos próprios alunos. Para os professores e palestrantes convidados vindos de outras cidades, a nova sede da IRH contará com alojamentos para a estadia durante a semana.

Recursos Humanos Para uma administração eficaz e com um perfil organizacional corresponde às responsabilidades assumidas pela instituição, será implementado uma estrutura de recursos humanos corresponde à esta demanda, composta da seguinte maneira:. Conselho Instituto Roland Henze; Os membros desta Sociedade fazem parte de um conselho gestor do Núcleo, responsáveis por suas diretrizes administrativas e pedagógicas, além de supervisionar o desenvolvimento e execução dos planos anuais de atividades.. Corpo diretivo é Formado por um diretor responsável pela administração geral do Núcleo, poderá ser um profissional indicado ou até um dos membros do conselho, em ambos casos se reportando diretamente a este. Equipe administrativa Formado por um coordenador e uma secretária, cuidará do andamento das atividades cotidianas do Núcleo, estando próxima às demandas dos alunos e demais usuários do espaço.. Equipe docente Professores fixos que ministrarão as aulas e também alguns professores esporádicos quedarão oficinas e outros cursos específicos, assim como palestras e outras atividades. Voluntários Equipe formada por pessoal capacitado nas áreas afins do Núcleo e dispostos a participar em todo projeto como professores, consultores, palestrantes ou de qualquer outra maneira que venha a contribuir com o bom andamento dos trabalhos. Os voluntários poderão ser cidadãos de Rio das Ostras ou visitantes que se identifiquem com o projeto.

Estrutura pedagógica O Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual oferecerá diversos cursos de formação e qualificação profissional, direcionados a jovens de 12 a 21 anos em sua maioria. Esporadicamente serão oferecidos outros com duração mais curta, voltados a todos os interessados da comunidade. Em todos os cursos e oficinas os alunos receberão apostilas para acompanhamento, propostas de atividades e orientações individuais. Serão realizadas avaliações de acompanhamento e participação nas aulas e cada aluno receberá o certificado de conclusão equivalente quando concluídos os cursos. Abaixo estão brevemente descritos alguns cursos e oficinas de base:

CURSOS Curso de produção audiovisual - roteiro, produção e pós-produção Curso de iniciação em produção audiovisual, por meio de roteiros e da produção de curtas-metragens com temáticas ligadas ao cotidiano dos jovens e ao meio-ambiente. Curso de produção executiva. O objetivo do curso é promover um primeiro contato do aluno com a produção cultural com foco na produção executiva para o audiovisual, fornecendo ferramentas e métodos para planejar, elaborar, executar e administrar projetos da idealização até a prestação de contas. Também serão abordados temas relacionados ao enquadramento de projetos nas leis de incentivo à cultura e planejamento para a captação de recursos e realização da prestação de contas. Curso de cinegrafista (operador de câmera de vídeo. No curso de cinegrafista os alunos vão aprender as técnicas usadas em filmagens para cinema e TV: enquadramentos, movimentos da câmera, plano e contraplano, como regular a câmera corretamente, iluminação, captação do áudio, uso do tripé, formatos de gravação de vídeo entre outros. Curso básico de fotografia. No curso básico de fotografia os alunos vão aprender técnicas fundamentais para o manuseio de câmeras fotográficas digitais se tornando familiarizados com os diversos equipamentos. A partir de discussões relativas à linguagem fotográfica (composição, estilo, efeitos visuais e filtros) o curso aprimora o “olhar fotográfico”, procurando desenvolver o senso estético. Curso de montagem e edição; Neste curso os alunos vão aprender a usar um software de edição de vídeo, edição de áudio, finalização em DVD terão aulas práticas em todas as ferramentas necessárias para a edição completa de uma obra, da câmera ao menu do DVD. O material gravado pelos alunos do curso de produção audiovisual, será disponibilizado como material bruto para a prática de edição. Curso de cultura digital e novas mídias. O curso abordará temas relativos ao universo da cultura digital, como internet, redes sociais, produções colaborativas, web 2.0, arte digital entre vários outros, com a pretensão de difundir a utilização da internet para além do entretenimento.

OFICINAS Oficina sobre elaboração de projetos culturais O objetivo da oficina é tornar o aluno apto a elaborar projetos culturais. Serão indicados, explicados e exemplificados todos os itens necessários para a criação de projetos, com fins de enquadramento em leis de incentivo à cultura, editais de patrocínio, entre outros. O aluno construirá os principais itens de um projeto cultural, através da interação com outros alunos e o professor. Oficina de web e novas mídias. O objetivo da oficina é propor situações de aprendizagem realizadas em laboratório digital, com análise de sites de referência, cases de sucesso no mundo digital, observação de navegação em DVDs e contextualização da TV Digital. Oficina de roteiro. O objetivo da oficina é levar o aluno, por meio de treinamento nas diversas fases do trabalho, a produzir e redigir roteiros para cinema e TV. Oficina de documentário. O objetivo da oficina é levar aos participantes uma noção básica dos principais conceitos e processos que envolvem a produção documental. Considerando os diferentes estilos e desenhos de produção que o realizador de documentários precisa ter em conta para realizar uma obra, a oficina trabalha, igualmente, as diferentes etapas do processo de produção de audiovisuais que têm o registro do real como base criativa. Os participantes da oficina terão, portanto, uma base de conhecimento sobre as especificidades do documentário que envolve desde a escritura do projeto até a edição final da obra. Oficina de vídeo. O objetivo da oficina é levar ao aluno todas as etapas da produção de um vídeo, da ideia original à edição, passando pelo roteiro e a operação de câmera, o aluno adquire ampla visão do processo e recebe subsídios para definir a área em que quer atuar, como emissoras de tevê, produtoras ou empresas de eventos. Serão abordados temas como conceito de câmeras e acessórios, linguagem audiovisual, roteiro e produção, captação de imagens, iluminação, som e edição. Oficina de animação. A oficina ensinará os fundamentos das técnicas e processos para produção de animação. Os alunos terão contato desde o desenvolvimento do roteiro até a produção de stop motion e outras técnicas.

OUTRAS ATIVIDADES Com o objetivo de ampliar e sustentar as atividades básicas propostas e buscando o envolvimento de um número maior de pessoas no projeto, foram pensadas atividades complementares, promovendo uma maior frequência de usuários no espaço e dinamizando sua atuação: Cineclube Exibições semanais de filmes nacionais ou estrangeiros no auditório do Núcleo. A definição da programação poderá ser feita através de curadoria da própria equipe e também através de votação dos usuários do espaço, propondo a sinergia com as atividades que estarão acontecendo ou buscando alguma temática específica, como cinema europeu, filmes da retomada do cinema nacional, animações, cinema mudo entre várias outras possibilidades. Mostra de cinema nacional de Rio das Ostras. Evento anual organizado pelo Núcleo e com a pretensão de atingir toda a população de Rio das Ostras. A programação é completamente voltada à produção recente do cinema nacional e contará com atividades paralelas como palestras, debates e exibições das produções dos alunos do Núcleo. Concursos e premiações. Em associação aos cursos e oficinas oferecidas, serão realizados concursos e premiações para os alunos participantes, com objetivo de promover a prática dos ensinamentos, valorizar a produção e motivar os integrantes do Núcleo a seguir com os estudos. Exposições A sede da associação contará com espaço que permitirá a realização de exposições audiovisuais e de fotografia dos próprios alunos e também de obras de artistas selecionados. As exposições serão temporárias e abertas ao público.

Estratégias de desenvolvimento institucional O Núcleo de Cultura Digital e Audiovisual é concebido pela IRH para ser um centro deformação de integração social de caráter perene com atuação ativa na comunidade de Rio das Ostras e regiões próximas. Para a fundação e manutenção do projeto, é necessária a adoção de algumas estratégias que buscarão sua sustentabilidade e o desenvolvimento institucional permanente, destacando-se: Capacitação profissional. Para as diferentes funções a serem desenvolvidas no Núcleo, são buscados profissionais sobretudo na região de Rio das Ostras. Os professores serão recrutados e capacitados para oferecerem os cursos para os quais foram contratados. A capacitação deverá ser uma premissa permanente, para tanto esses profissionais realizarão cursos de aperfeiçoamento com outros profissionais contratados. Estabelecimento de parcerias. Para o fortalecimento, consolidação e difusão dos trabalhos desenvolvidos no Núcleo, serão estabelecidas parcerias com outras instituições e projetos da sociedade civil e esfera pública. As parcerias poderão determinar desde o intercâmbio de atividades, projetos e profissionais, até mesmo a possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos com centros culturais, bibliotecas públicas, secretarias da cultura e centros acadêmicos, como o Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Aproximação com a comunidade local. Com o claro propósito de ser um espaço público que busca a democratização do acesso à educação, cultura e os meios de produção, o estabelecimento de uma relação próxima com a comunidade local torna-se fundamental para a existência e continuidade do projeto. A comunidade será sempre convidada a fazer parte do projeto, seja através da participação nos cursos e oficinas específicas ou simples frequência na biblioteca, videoteca e demais atividades que o Núcleo promover. Renovação e adequação constante das atividades propostas. Como uma instituição que se propõe a trabalhar com a cultura e o conhecimento, é necessária uma constante renovação das atividades propostas pelo Núcleo. Tal renovação não busca apenas a atualização de temas e conceitos, mas também a adoção de uma postura aberta para o novo, sem preconceitos estruturais ou estéticos. Gestão transparente e participativa. Com base na atuação da IRH, o Núcleo mostra desde sua fundação a transparência em sua gestão, com a participação do conselho da Sociedade e também de outras pessoas da comunidade, conforme seu interesse.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem